Blog

Descubra como é fácil usar o círculo cromático!

 

DESCUBRA COMO É FÁCIL USAR O CÍRCULO CROMÁTICO!

Chega de mistério, hoje você irá aprender como é fácil usar o círculo cromático!

As cores estão presentes em nosso dia a dia, em todos os lugares e ocasiões. Seja na decoração de interiores, quadros de artistas plásticos, designers e estilistas as cores sempre foram elementos de grande importância e desempenham um papel essencial na transmissão de sensações e emoções (podendo causar um impacto negativo ou positivo).

Na moda, elas ajudam a criar uma imagem profissional e pessoal mais harmônica, balizar combinações e é a partir daí que círculo cromático entra! Mas você sabe o que ele é?

O círculo cromático é uma representação simplificada das cores que o olho é capaz de captar. É formado por 12 cores e suas variações de tonalidades. São dividias em cores primárias (cores puras, que não tem origem a partir da combinação de outras, sendo elas: amarelo, vermelho e azul), cores secundárias (que resultam da mistura de cores primárias, resultando em: violeta, laranja e verde) e as cores terciárias (resultado da mistura das cores primárias com as secundárias). São também, divididas entre cores frias e cores quentes.

E como você pode usá-lo nas construções de looks? Inicialmente, é possível criar combinações derivadas das:

Combinações Monocromáticas

É o famoso “tom sobre tom”. Essas combinações usam um pedaço do círculo, utilizando a mesma cor em todas as peças do look, podendo ou não variar a tonalidade. A combinação monocromática dá um toque de modernidade à produção, alongando e afinando a silhueta.

Fonte: Pinterest

 

Combinações Análogas

Essa combinação utiliza 3 cores que estão próximas, lado a lado, no círculo cromático. Apesar das cores serem contrastantes entre si, criam looks alegres e joviais. Você pode também, escolher uma cor principal no look e as outras duas cores, usadas para detalhes em acessórios ou calçados!

Fonte: Pinterest

 

Combinações Complementares

Consiste na combinação de cores que estão opostas no círculo cromático. Geralmente, a combinação se dá por uma cor quente e uma cor fria, resultando em um look contrastante, casual e muito moderno.

Fonte: Pinterest

Combinações Tríades

São combinações que formam um triângulo equilátero (3 lados iguais), criando looks mais informais, contrastantes e com cores vibrantes! Aqui também vale a regrinha de usar uma cor como foco principal e as demais nos acessórios. Você vai amar!!!!

Fonte: Pinterest

Agora é praticar sem medo de errar! Você pode baixar o seu círculo cromático aqui e usá-lo a vontade ♥.