Blog

ELEMENTOS NACIONAIS: o design com pegada made in Brazil

ELEMENTOS NACIONAIS: o design com pegada made in Brazil


O mercado de design está abraçando elementos nacionais e transformando o made in Brazil em alto símbolo de inovação e tendência no mercado fashion e de mobiliário.
Nunca foi tão fashionista se conectar e usar elementos nacionais que definam a cultura brasileira no desenvolvimento de produto.
Quando a moda se apropria desses elementos ela consegue traduzir originalidade e inovação, por isso que olhar para elementos que antes eram vistos como “marginais” acabam tendo destaque nesse novo momento do design nacional.
Dentro de um macro comportamento inspirado na possibilidade de viajar por diversos lugares adquirindo um espírito mais aventureiro, os elementos artesanais e naturais aparecem como destaque e como um meio de captar um pouco dos comportamentos absorvidos durante essas trocas culturais.
Com isso o design made in Brazil ganha força cada vez maior. Ter produtos pensados, desenvolvidos e com identidade nacional permitem uma imagem mais cool e disruptiva, que não se prende simplesmente a padrões do mercado fast fashion e mostram que a moda autoral é o que há de mais novo e o que dará identidade para quem consome estes produtos.
 

Luminárias e mesa projetadas por designers brasileiros na Salone Del Mobile 2018, em Milão


 

Instalação de Marcelo Rosenbaum no Salone Del Mobile, Milão


Elementos da botânica brasileira e da flora tornaram-se inspirações para estampados, detalhes e shapes nas coleções de Verão e Alto Verão 19.
 

Estampa do Verão 19 Sly Wear inspirada na flor da meia noite, tipicamente amazônica


Enquanto no quesito design de objetos apropriar-se de todos os sinais da cultura brasileira transformam o trivial em inovação.
 

Estúdio Campana


De miçanga tramada, os pendentes Shinuã representam a floresta – Rosembaum